Otoplastia é a cirurgia para a correção das orelhas de abano.
A orelha é uma parte importante da nossa estética facial, e quando ela tem alguma deformidade alarmante, acabamos virando motivo de brincadeiras e piadas.
Muitas vezes, a orelha em abano, defeito estético mais comum, é encontrada em vários membros da família e constitui uma identificação negativa, principalmente pelo fato de gerar deboche na infância, trazendo como consequência marcas profundas no comportamento da criança.
Deformidade popularmente conhecida como “orelha em abano”, é também denominada de “prominauris”. Resulta principalmente da combinação de dois defeitos: apagamento da anti-hélice e aumento (hipertrofia) da concha auricular.
Também pode estar associada a um ângulo escafo-conchal maior do que 90°. Não é raro encontrarmos variações no grau de proeminência de um lado para o outro e de variações no tipo de deformidade.
É importante que o cirurgião seja capaz de identificar e analisar as particularidades da deformidade para estabelecer o melhor plano de tratamento cirúrgico baseado nas múltiplas opções de técnicas disponíveis.
A escolha do momento ideal para a cirurgia é em torno de 6 a 7 anos (idade pré-escolar), período em que a orelha já está totalmente formada e quase igual ao tamanho daquela do adulto. Além do mais, por se tratar de um período pré-escolar, nessa fase começam os problemas de ordem psicológica.
Os objetivos da otoplastia são reposicionar a orelha de forma natural, sem estigmas, criando os seus relevos e sem cicatrizes evidentes.
Algumas dúvidas frequentes em relação a Otoplastia, são:
-A cirurgia de abano deixa cicatrizes?
A cicatriz desta cirurgia é imperceptível, por localizar-se atrás da orelha, no sulco formado por esta e o crânio. Além do mais, como se trata de região de pele muito fina, a própria cicatriz tende a ficar “quase inaparente”.
-Qual o tipo de anestesia?
Anestesia local com sedação
-Qual o período de internação?
24 horas no mínimo.
-Quanto tempo dura o ato cirúrgico?
Geralmente em torno de 2 horas(bilateral), ou uma hora(unilateral).
-Há perigo nesta operação?
Todo procedimento cirúrgico tem riscos, no caso deste procedimento podemos citar os riscos de reações alérgicas ao anestésico, ao antibiótico, entre outros.
-Há dor no pós operatório?
Geralmente sim, mas de pequena a moderada intensidade. Quando houver dor, poderemos combatê-la com analgésicos comuns.
-Como é o Curativo?
Utilizamos faixa elástica por um período de 30 dias.
-Quando são retirado os pontos?
Em torno do 15 dias.
-Em quanto se atingirá o resultado definitivo?
Assim que se retira o curativo já teremos em torno de 80. % do resultado almejado. Após 2 meses, o resultado será definitivo.
-Não há risco de voltar a “orelha de abano” após a cirurgia?
Há possibilidade de recidiva. Convém salientar que uma leve assimetria sempre ficará, pois, mesmo as pessoas não operadas e que tenham orelhas normais, não apresentam simetria absoluta.
Os cuidados que devemos seguir antes da cirurgia, são:
- Não tomar mais nenhum medicamento como aspirina e derivados, ginkgo biloba, anti- inflamatório pelo menos com 15 dias antes da cirurgia. Manter medicamentos de uso diário.
- Bebidas alcoólicas devem ser abolidas pelo menos 48 horas antes da cirurgia principalmente vinhos.
- Banho 2 dias antes da cirurgia com sabonete anti séptico a critério da paciente
- Lavar cabelo com soapex 3 dias antes da cirurgia, mantendo uso de creme condicionador.
- Providenciar exames pedidos pelo menos 20 dias antes da cirurgia.
- Contate seu médico de qualquer intercorrência local ou clínicas antes da cirurgia como espinha no local da face, estado gripal, mal estar ,etc
- Comunicar-se conosco até a véspera da cirurgia, em caso de gripe, infecções, espinhas na pele, etc.
- Obedecer ao horário estabelecido para internação.
- Se você tiver cabelos compridos, não deverão ser cortados e sim mantidos até um período posterior à cirurgia. Isto ajuda disfarçar a área operada nos primeiros dias.
- Levar exames pré-operatório, medicamentos de uso diário e medicamentos solicitados pela equipe médica no dia da internação.
O paciente deverá chegar para internação no horário marcado. O jejum deverá ser a partir das 22:00h do dia anterior, não podendo comer dietas sólidas, pastosa e/ou líquidas e nem ingerir água. Dieta zero.
Cuidados no pós operatório.
- Evitar sol e traumatismos locais por um período de 1 mês.
- Dormir com a cabeça reta e mais elevada do que o tronco nos primeiros 7 dias.
- Seguir as orientações médicas.
- Fazer uso da faixa elástica nas orelhas 24h por dia no primeiro mês, e para dormir até 60 dias da cirurgia.
É uma cirurgia simples, mas que tem toda relação com o processo psicossocial de uma criança. Essa é uma forma tranquila de resolver esse problema, sem grandes estigmas ou complicações e um pós operatórios tranquilo.
Procure um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de cirurgia plástico, que ele poderá te ajudar com a indicações e tratamentos referentes a esse problema.
Sou o Dr. Flávio, e estou a disposição. Agende uma consulta conosco ou entre em contato para retirar todas as suas dúvidas.
Tire suas dúvidas sobre o lifting facial também! Clique aqui.
Um abraço,
Dr. Flávio Rezende