Saiba todas as cirurgias que podemos realizar na pós bariátrica.

Cirurgias no pós bariátrico.

Hoje iremos falar sobre uma questão que envolve diversas regiões do corpo, seguindo várias indicações e tipos de cirurgia. Os pacientes pós bariátricos são aqueles que sofreram um processo de ganho de peso muito acentuado.

Esse ganho de peso, na maioria dos casos vem acompanhado de doenças como hipertensão ou diabetes. Essas pessoas, muitas vezes não conseguiram emagrecer com tratamentos endocrinológicos e dietas com acompanhamento nutricional.

A gastroplastia é uma opção recorrente para esses casos. Existem inúmeras técnicas e cirurgias que seriam indicadas por cada cirurgião plástico, para cada paciente. Mas hoje, iremos falar sobre o pós gastroplastia.

A gastroplastia e seu pós operatório.

Essa cirurgia acarreta em perdas muito acentuadas de peso, e infelizmente o pós operatório pode trazer algumas alterações corporais. As alterações trazem desconfortos em um sentido estético e emocional.

Isso ocorre por conta da perda acentuada de peso em um tempo relativamente curto, o que leva a um agravamento da flacidez e da perda de contorno corporal de modo muito perceptível.

Com certeza, esses aspectos após cirurgias levam a constrangimentos e por diversas vezes, o paciente se sente inibido para se expor, devido ao excesso de pele e a grande queda de todos os tecidos adiposos associados com a flacidez.

Como podemos melhorar esses aspectos do pós operatório?

Primeiramente, temos que pensar nas regiões do corpo que podem ser acometidas por esse problema do pós operatório, como:

  • Face: Quando temos a perda acentuada de gordura em nossa, evoluímos para um grau de flacidez facial, e o tratamento seria o lifting facial.

 

  • Mamas: Como as mamas são compostas de glândula e gordura, elas também podem sofrer com a perda de peso em um curto espaço de tempo, se tornando caídas e flácidas, o que é um problema recorrente. Para esse caso, podemos realizar a mastopexia com implante mamário para recuperar o contorno e retirar a flacidez restante.

 

  • Abdômen: O a flacidez no abdômen na pós bariátrica com certeza é a queixa mais comum e recorrente no consultório. Justamente por ser a região com mais destaque após o procedimento e que por conta do excesso de pele restante, impede até mesmo a higiene pessoal. Para o abdômen, nós temos a abdominoplastia clássica ou o body lifting (para casos extremos de excesso)

 

  • Face interna das coxas: Para o excesso nessa região, nós podemos indicar o lifting clural, para um retirada em toda região. O problema nesse ponto, é a limitação de mobilidade e irritação de pele que pode ser gerada por conta da gordura nas coxas.

 

  • Face interna do braço: O famoso “tchauzinho”, a pele flácida e caída no braço. Já nessa ocasião, indicamos o lifting braquial para o tratamento do excesso de pele e gordura na face interna do braço.

Uma gama de inúmeras cirurgias!

Existem várias possibilidades de tratamentos que temos a disposição para tratar o excesso no pós operatório. A maioria dos pacientes passa por duas ou três cirurgias em áreas diferentes por conta da insatisfação e das alterações corporais.

Alguns pacientes se indagam em relação às cicatrizes, porém, lembre-se que é um troca. Uma vida saudável e sem problemas relacionados a gordura ou excesso de pele, por cicatrizes em regiões pré determinadas. Ganhando em conforto, estética e bem estar.

Infelizmente, nos dias de hoje não podemos tratar desse excesso de pele com procedimento minimamente invasivos. Mas, os procedimentos e cirurgias podem ser realizados de forma segura e com bons resultados estéticos.

Essas são algumas dicas sobre a cirurgia pós bariátrica, caso tenha algumas dúvidas, entre em contato e agende uma consulta, ou procure um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Um grande abraço,

Dr. Flávio Rezende.

 

Postado em BlogTags , , , , , , , , , , ,