Rinoplastia – como é o procedimento? Saiba tudo!

A importância do nariz em nossa face

O nariz, por estar posicionado no centro da face, tem um papel importante na harmonia facial. É como se fosse a “vitrine de uma loja”. Qualquer alteração (formato, tamanho, assimetrias…) chama atenção e gera desequilíbrios estéticos na face.

O centro do nosso rosto é o nariz e, deste modo, inevitavelmente é uma área muito chamativa e está diretamente relacionada com a nossa beleza, fisionomia e autoestima.

Essas queixas do nariz são agravadas por momentos em que essa complicação se torna um grande inconveniente, como por exemplo, em grandes momentos de confraternização entre amigos e familiares e até mesmo em fotos de perfil, que deixam em destaque deformidades como o famoso nariz de “tucano”.

E nessas deformidades enquadramos o termo rinomegalia, uma alteração que ocorre durante a nossa vida, desde a infância até a velhice. É uma alteração diretamente relacionada com a nossa genética e descendência.

Mas o que é um nariz bonito?

Nós temos um padrão de beleza no qual é definido um nariz mais reto e com uma ponta levemente projetada como o mais belo, e muitos pacientes nos procuram em busca desse embelezamento que almeja esse padrão definido para o nariz.

Mas é relevante entender que cada nariz é um caso e não podemos utilizar o mesmo protocolo de procedimentos para todos os pacientes, até porque nós temos que respeitar todas as características históricas e genéticas de cada pessoa, melhorando os aspectos estéticos, mas respeitando principalmente os seus traços faciais e objetivando o enquadramento eficaz para cada tratamento recomendado.

Como cada caso é diferente, devemos analisar o rosto do paciente e definir de que modo deixamos uma impressão facial harmoniosa.

Hoje buscamos a proporcionalidade do nariz com o rosto para desenhar o contorno do nariz de forma harmônica, sutil e sem estigmas, visando um padrão praticamente alinhado do dorso até a ponta e evitando aspectos cirúrgicos, como uma ponta muito arrebitada e artificial.

A rinoplastia visa restabelecer este equilíbrio através de técnicas que vêm sendo aprimoradas ao longo do tempo e adaptadas às diferentes alterações apresentadas.

O conceito atual da rinoplastia moderna estruturada minimamente agressiva é justamente adequar o formato do nariz ao formato de cada face, respeitando características étnicas individuais.

Sendo uma cirurgia personalizada para cada paciente, não há uma forma ou um padrão de nariz. Cada paciente tem seus traços de beleza, cabendo a nós adequar a rinoplastia às suas características, evitando aqueles narizes estigmatizados.

Cuidados antes da cirurgia:

  • Não tomar nenhum medicamento como aspirina e derivados, anti-inflamatórios, fitoterápicos ou qualquer medicação sem o conhecimento do cirurgião pelo menos com 15 dias antes da cirurgia. Manter medicamentos de uso diário (para hipertensão, diabetes, tireoide, entre outros).
  • Bebidas alcoólicas devem ser abolidas pelo menos 48 horas antes da cirurgia, principalmente vinhos.
  • Relatar ao seu médico o uso de qualquer tipo de drogas ilícitas e/ou lícitas (álcool, cigarro, maconha, cocaína, ecstasy, anabolizantes, entre outras).
  • Banho 2 dias antes da cirurgia com sabonete antisséptico a critério da paciente (Soapex).
  • Providenciar exames pedidos pelo menos 20 dias antes da cirurgia.
  • Informar ao médico estado gripal ou outra patologia antes da cirurgia.
  • Contate seu médico sobre qualquer intercorrência antes da cirurgia.

Levar exames pré-operatórios e medicamentos de uso diário, chapéu e medicamentos solicitados pela equipe médica no dia da internação. O paciente deverá chegar para internação no horário marcado. O jejum deverá ser a partir das 22h do dia anterior, não podendo comer dietas sólidas, pastosas e/ou líquidas e nem ingerir água. Dieta zero.

Como pode ser realizada a rinoplastia?

Existem basicamente duas vias de acesso: rinoplastia fechada (endorrinoplastia) e a rinoplastia aberta (exorrinoplastia). Uma variante da rinoplastia é a semiaberta ou delivery.

Pré-operatório

É importante ser avaliado no pré-operatório a motivação do paciente, se há alterações psicológicas, quais deformidades anatômicas precisam ser trabalhadas, se o paciente respira bem (parte funcional) e qual o verdadeiro resultado que o cirurgião pode atingir.

Esclarecer todos os pontos possíveis e impossíveis de serem alcançados diante do desejo do paciente, realizar fotografias e solicitar os exames pré-operatórios conforme a necessidade de cada paciente.

Anestesia geral ou local com sedação podem ser realizadas, dependendo da cirurgia. A duração da cirurgia é em média de 3 horas, dependendo de cada caso.

Período de internação: 1 dia, no mínimo.

Retirada de pontos: a partir do 7º dia.

Dirigir: após 10 dias, com liberação pelo cirurgião.

Endorrinoplastia

A endorrinoplastia é realizada na parte interior do nariz, sem ter uma visualização da estrutura que irá ser modificada, e se baseia no conhecimento e habilidade do cirurgião.

Exorrinoplastia

A exorrinoplastia é mais eficiente na visualização da estrutura, porque é efetuada uma elevação da pele do nariz e consequentemente a exposição da estrutura do nariz.

A exorrinoplastia ganhou popularidade nas últimas duas décadas. Diferente da técnica fechada, na exorrinoplastia é necessário fazer um pequeno corte na columela do nariz para possibilitar o levantamento da pele e a exposição das estruturas do nariz.

Mas em contrapartida o cirurgião opera visualizando as estruturas e podendo trabalhar com muito mais precisão e segurança, proporcionando menor risco de assimetrias.

Trabalhando com os enxertos de cartilagem que podemos remover do nariz ou do septo, conseguimos estruturar com mais eficácia e sustentação o nariz, nos conferindo uma maior segurança no pós operatório associada com a cicatrização menos aparente.

Pós-operatório:

É importante no pré-operatório você citar se já realizou alguma cirurgia no septo ou se tem alguma complicação funcional do nariz, como dificuldades para puxar o ar, dificuldades em atividades físicas e até mesmo roncar, que indica uma complicação na hora de puxar o ar.

Recuperação pós-operatória:

Para evitarmos alargamento de cicatrizes e necrose de pele, além da recomendação geral, solicitamos cuidados abaixo relacionados:

  • Deitar com a cabeça reta e mais elevada que o tronco no primeiro mês.
  • Não abaixar a cabeça.
  • Usar roupas que, para vesti-las, não necessitem passar pela cabeça.
  • Não massagear, tocar e ou mobilizar o nariz no primeiro mês.
  • Não fazer atividade física, somente após liberação do médico.
  • Dor discreta no local da cirurgia e pequena alteração de temperatura podem ocorrer.
  • Edema residual permanecerá até o 6° mês, dependendo de cada paciente.
  • Não se expor ao sol e usar filtro solar fator 70 nos primeiros meses.
  • Lavar o nariz a cada 30 minutos com Rinosoro 3% ou soro fisiológico 0,9% (importante!!!)
  • Tomar rigorosamente os medicamentos receitados pelo médico.
  • Qualquer aparecimento de espinhas, vermelhidão ou outras alterações deverão ser informadas imediatamente ao médico.
  • Qualquer alteração de cicatriz deve ser comunicada imediatamente ao médico.

A correção das deformidades nasais pode ser obtida por diferentes técnicas. Hoje damos preferência à rinoplastia aberta estruturada minimamente agressiva, por entender que é uma técnica segura, com excelentes resultados e com menor grau de complicações tardias.

Associar a estética com a funcionalidade nasal é uma preocupação que eu tenho, porque o momento cirúrgico é único. Podemos melhorar a parte funcional e dar um melhor resultado estético.

Você tem alguma gordura localizada que te incomoda? Clique aqui e saiba mais sobre a lipoaspiração.

Espero que eu tenha esclarecido algumas dúvidas, mas caso existam mais dúvidas, você pode entrar em contato conosco através do site ou procure um cirurgião plástico que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Um abraço e se cuide!

Dr. Flávio Rezende  

 

 

  

 

.

 

Postado em BlogTags , , , , , , , , , ,