Tratamento para as gorduras localizadas!
Quem não tem aquela famosa gordurinha localizada? Aquela gordura que não está no lugar desejado, que é tão comum a gente ouvir alguém citar um contorno corporal nada agradável. E é por isso que hoje nós iremos falar sobre lipoaspiração.
Sendo uma das cirurgias mais realizadas no Brasil e ao redor do mundo, ela consegue eliminar de forma rápida e eficiente as gorduras localizadas.
Esse tipo de cirurgia ocorre de acordo com a sua indicação, até porque ela não é uma cirurgia que desenha o contorno corporal e não busca um emagrecimento.
A abdominoplastia também ajuda na busca de um contorno do corpo mais desenhado. Clique aqui para saber mais!
Lipoaspiração ou lipoescultura? Qual a diferença?
A lipoaspiração de forma sucinta, é introduzir uma cânula e aspirar a gordura do local onde ela é indesejada, ou seja, é uma retirada simples de gordura.
No entanto, a lipoescultura é a realocação, se necessária, da gordura indesejada em outro lugar do corpo que esteja faltando um certo teor de gordura; Realmente esculpindo o corpo que passa por essa cirurgia.
Tipos de lipoaspiração
Hidrolipoaspiração (Hidrolipo):
A hidrolipo tem o mesmo objetivo da lipoaspiração tradicional: eliminar gordura localizada. A primeira diferença entre a “hidrolipo” e a lipoaspiração é como as células de gordura são retiradas. Na hidrolipo o cirurgião plástico injeta uma solução que faz com que as células de gordura inchem e se rompam com maior facilidade. Isso torna mais simples a aspiração da gordura, que é feita por seringas ou cânulas finas, além de diminuir a força que o cirurgião exerce sobre o corpo do paciente.
Lipolaser:
Não é a primeira vez que os raios do laser são usados em prol de uma cirurgia. O recente desenvolvimento de um novo aparelho de Laserlipólise (destruição da gordura pelo Laser) abriu novas perspectivas em relação à segurança do procedimento de lipoaspiração. O laser, quando atinge um determinado comprimento de onda, explode as células de gordura. O líquido é, então, aspirado por um equipamento de sucção. Além disso, o tempo de recuperação diminuiu muito. Cada vez mais pessoas procuram a lipoaspiração feita com Laser.
Quais são as vantagens ?
1. Cânula flexível com menos trauma.
2. Menor sangramento durante a cirurgia.
3. Menos equimoses (manchas) no pós-operatório.
4. Recuperação mais rápida.
5. Efeito de retração da pele através do aquecimento e estimulação do colágeno.
Desvantagens da Lipo laser:
1. O procedimento é mais caro devido ao custo do aparelho.
2. O procedimento é um pouco mais demorado, pois o Laser precisa de um tempo para derreter a gordura. 3. A gordura fica completamente derretida não podendo ser usada na lipoescultura.
4. É um procedimento novo, muitos médicos ainda não dominam a técnica.
Lipoaspiração ultrassônica:
Essa técnica utiliza a radiação do ultrassom para quebrar as células de gordura do tecido adiposo, o que facilita a remoção da gordura excedente. Assim, é possível retirar mais gordura com menos traumas ao corpo.
A lipo ultrassônica é indicada para retirar pequenas quantidades de gordura excedente, de modo que para se retirar uma quantidade mais elevada é necessária mais de uma sessão, ou então optar pela lipoaspiração tradicional.
O pós-operatório da lipoaspiração ultrassônica tende a ser menos incômodo do que a recuperação da lipoaspiração, uma vez que é exercida menos força no corpo do paciente para se remover a gordura.
A lipoaspiração ultrassônica deve ser indicada e feita por um cirurgião plástico especializado e, embora de porte menor, deve ser realizada no hospital, com o auxílio dos equipamentos adequados para a segurança do procedimento e do paciente.
Vibrolipoaspiração
A vibrolipo ajuda na quebra das células gordurosas, promovendo maior facilidade na sucção dos acúmulos de gordura. Utiliza-se um aparelho que faz uma vibração rápida da cânula que faz emulsionar e liquidificar mais a gordura. Além disso, com a menor intensidade dos movimentos realizados na aspiração da gordura, o pós-operatório se torna mais ameno ao paciente.
A diferença entre a lipoaspiração e a vibrolipoaspiração está na execução da técnica. Na vibrolipo as cânulas contam com o auxílio de vibração proporcionada pelo equipamento vibroaspirador. As vibrações ajudam na quebra da gordura que será removida, diminuindo a intensidade dos movimentos de vai-e-vem realizados na lipoaspiração tradicional.
Microlipo/Lipo light/Minilipo:
Nada mais é do que diferentes nomes usados por diferentes autores para basicamente o mesmo procedimento: hidrolipo localizada!!!
Medos e mitos sobre a lipoaspiração.
É muito comum um paciente chegar no consultório para realizar uma prótese de silicone, mamoplastia ou uma abdominoplastia muito bem resolvido e sem medo algum. Mas quando citamos a lipoaspiração, um receio surge no paciente.
Quando a lipo é realizada em ambiente hospitalar por um médico cirurgião plástico reconhecido pela Sociedade Brasileiras de Cirurgia Plástica, que tenha experiência no procedimento, e ai você já minimiza muito o seu risco.
O maior temor da maioria dos pacientes é a perfuração com a cânula, que é realizada através do tato e do conhecimento do cirurgião plástico. Existe uma pequenas lista de complicações da lipo, que são:
- Irregularidade da lipo: Uma lipoaspiração mal realizada, deixando pele ondulada com grandes depressões.
- Seroma: Resíduo da cicatrização que é secretado na região, sendo necessário uma pulsação para esvaziar.
- Hematomas: Sangramentos e traumas marcantes na pele.
- Infecção: Se dá por conta de uma instrumentação ou ambiente mal esterilizado.
- Perfuração: Má utilização da cânula, podendo perfurar órgãos e ou cavidade da região.
Para evitar esses tipos de complicações, é importante o ambiente adequado e o profissional adequado como já foi dito.
Seguindo essas dicas e respeitando todas as indicações, o resultados da lipoaspiração ou da lipoescultura são muito grandes. Você consegue melhorar o desenho corporal, cintura, retirada de flancos e melhora de contorno.
Faça a sua avaliação e veja a melhor indicação para você!
A avaliação para a lipoaspiração é demasiadamente importante, para verificar o nível de flacidez e observar se o tônus da pele permite uma realização segura da lipo. Existe um padrão de gordura que também deve ser avaliado antes da cirurgia.
Nas mulheres o padrão acomete as coxas, pernas e flancos, enquanto no homem é localizada no abdômen superior.
De acordo com cada caso, é necessário uma boa indicação para a melhor técnica para a retirada de gordura localizada. Preste atenção também, nas indicações do cirurgião plástico, além do tipo de lipo a ser realizada, é importante a experiência do profissional, porque com isso ele vai te garantir mais segurança e um melhor resultado.
Um abraço,
Dr. Flávio Rezende.