Rinoplastia – Remodele e diminua o tamanho do seu nariz!

Conheça as técnicas para tornar o seu nariz mais belo!

O nariz é uma região muito importante para a nossa face, e muitas vezes os meus pacientes aparecem com queixas de uma ponta caída ou um nariz “batatinha”, pontas sem definição e até mesmo as bordas do nariz muito largas.

O centro do nosso rosto é o nariz e, deste modo, inevitavelmente é uma área muito chamativa e está diretamente relacionada com a nossa beleza, fisionomia e autoestima.

Essas queixas são agravadas quando essa complicação se torna um grande inconveniente, como por exemplo em grandes momentos de confraternização entre amigos e familiares e até mesmo em fotos de perfil que deixam em destaque deformidades como o famoso nariz de “tucano”.

E nessas deformidades enquadramos o termo rinomegalia, uma alteração que ocorre durante a nossa vida, desde a infância até a velhice, e que está diretamente relacionada com a nossa genética e ascendência.

Nós temos um padrão de beleza que define um nariz mais reto e com uma ponta levemente projetada como o mais belo e muitos pacientes nos procuram em busca desse embelezamento, desse padrão definido.

Mas é relevante entender que cada nariz é um caso e não podemos utilizar o mesmo protocolo de procedimentos para todos os pacientes, até porque nós temos que respeitar todas as características históricas e genéticas dessa pessoa, melhorando os aspectos estéticos, mas respeitando principalmente os seus traços faciais, objetivando o enquadramento eficaz para cada tratamento recomendado.

Como cada caso é diferente, devemos analisar o rosto do paciente e definir de que modo deixaríamos uma impressão facial harmoniosa.

Hoje buscamos a proporcionalidade do nariz com o rosto, para desenhar o contorno do nariz de forma harmônica, sutil e sem estigmas, visando um padrão praticamente alinhado do dorso até a ponta e evitando aspectos cirúrgicos, como uma ponta muito arrebitada e artificial.

Você já sabe das 5 etapas importantes antes de realizar uma cirurgia plástica? Clique aqui e saiba mais!

Como pode ser realizada a rinoplastia?

Nós temos ao nosso dispor duas possibilidades para realizar a rinoplastia, a endorinoplastia e a exorrinoplastia. A endorinoplastia é realizada na parte interior do nariz, sem ter uma visualização da estrutura que irá ser modificada, se baseia no conhecimento e habilidade do cirurgião.

A exorrinoplastia é mais eficiente na visualização da estrutura, porque é efetuada uma elevação da pele do nariz e, consequentemente, a exposição da estrutura do nariz. Na minha opinião, a exorrinoplastia é melhor para obtermos resultados mais simétricos na estrutura e garantirmos uma satisfação maior do paciente.

Trabalhando com os enxertos de cartilagem que podemos remover das olheiras ou do septo, conseguimos estruturar com mais eficácia e sustentação o nariz, conferindo uma maior segurança no pós operatório associada com a cicatrização menos aparente.

É importante no pré-operatório, você citar se já realizou alguma cirurgia no septo ou se tem alguma complicação funcional, como dificuldades para puxar o ar, dificuldades em atividades físicas e até mesmo roncar, o que indica uma complicação na hora de puxar o ar.

Associar a estética com a funcionalidade nasal é uma preocupação que eu tenho, porque o momento cirúrgico é único; podemos melhorar a parte funcional e dar um melhor resultado estético.

Espero que eu tenha esclarecido algumas dúvidas, mas caso existam mais algumas, você pode entrar em contato conosco através do site ou procurar um cirurgião plástico que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Um abraço e se cuide!

Dr. Flávio Rezende

 

Postado em BlogTags , , , , , , , , ,