Lifting Facial (ritidoplastia)

O Lifting Facial é procurado por quem tem alterações nos ossos, músculos, gordura e pele da face, com o avanço da idade.

Nesse sentido, a cirurgia trata os tecidos profundos e a pele, corrigindo forma, volume e posição, tendo como objetivo final o rejuvenescimento facial.

Como isso acontece ?

No decorrer dos anos, há uma absorção óssea e diminuição da massa muscular e tecido adiposo. Igualmente, acontece a perda da espessura e elasticidade cutânea e presença de rugas e manchas.

Como resultado, todas essas alterações levam a modificações na força e equilíbrio da estrutura facial.

Fatores que podem acelerar o envelhecimento

Fatores extrínsecos e intrínsecos podem acelerar o envelhecimento, como:

  • Estresse;
  • Ação contínua da mímica facial;
  • Grandes perdas de peso;
  • Doenças sistêmicas;
  • Tabagismo;
  • Álcool;
  • Radicais livres;
  • Exposição excessiva ao sol, especialmente em cidades quentes, como o Rio de Janeiro.
  • Como podemos perceber ?

O envelhecimento pode ser observado pela perda da proeminência malar (maçã do rosto), sulcos nas pálpebras, “bigode chinês”, além de perda do contorno da mandíbula (bulldog) e excesso de pele no pescoço (papada).

O Lifting Facial tem como objetivo proporcionar o rejuvenescimento facial, preservando seu aspecto natural.

O procedimento também ajuda a suavizar as rugas, diminuir os “pés de galinha” e o sulco que se encontra entre o nariz e a boca. Remove também a pele do pescoço e a “papada”, quando presente.

Quem deve fazer lifting facial?

São indicações para a cirurgia: flacidez facial, sulcos proeminentes e marcados, perda de contorno e forma facial, além de perda da autoestima, devido ao envelhecimento.

Geralmente, a cirurgia de pálpebra (blefaroplastia) é bastante indicada para complementar esta cirurgia.

Na prática, o procedimento pode ser feito com anestesia local ou anestesia geral.

Recomendações pré e pós-operatório

  • Fazer jejum a partir das 22h do dia anterior. Dieta zero;
  • Levar todos os exames no dia da cirurgia, lenço de cabeça, óculos escuros e roupa com abertura na frente, para evitar passar pela cabeça.

Resultados do Lifting Facial

Geralmente, as cicatrizes iniciam no couro cabeludo (região temporal), contornando a parte anterior da orelha, passando atrás da mesma, e continuam no couro cabeludo, na região da nuca.

Assim, graças ao avanço das técnicas, é possível trabalhar nas estruturas profundas da face, evitando o estigma de “pele esticada“.

O paciente submetido ao lifting manterá o “ganho”, ou seja, um aspecto mais jovem do que aparentaria caso não tivesse realizado a cirurgia. É importante saber, no entanto, que o lifting proporciona rejuvenescimento da face, mas não interrompe o processo natural do envelhecimento.