Como tratar a flacidez no rosto? Conheça o lifting facial
Com o avanço da idade os ossos, músculos, gordura e pele da face se alteram.
Há uma absorção óssea, diminuição da massa muscular e do tecido adiposo, perda progressiva da espessura e elasticidade cutânea e presença de rugas e manchas.
Todas essas alterações levam a modificações na força e equilíbrio de toda estrutura facial.
Fatores extrínsecos e intrínsecos podem acelerar o envelhecimento, como o estresse, ação contínua da mímica facial, grandes perdas de peso, doenças sistêmicas, tabagismo, álcool, radicais livres e exposição excessiva ao sol.
Observamos facilmente a perda da proeminência malar (maçã do rosto), sulcos palpebrais e nasogenianos marcados, perda do contorno da mandíbula (bulldog) e excesso de pele no pescoço (papada).
Lifting facial
O lifting facial tem como objetivo proporcionar rejuvenescimento facial, preservando seu aspecto natural. Também suaviza as rugas, diminui os “pés de galinha” e o sulco que se encontra entre o nariz e boca. Remove a pele do pescoço e a “papada”, quando presente.
Geralmente as cicatrizes iniciam no couro cabeludo (região temporal), contornando a parte anterior da orelha, passando atrás da mesma, e continuam no couro cabeludo, na região da nuca.
Graças ao avanço das técnicas é possível trabalhar nas estruturas profundas da face, evitando assim o estigma de “pele esticada“.
O lifting proporciona rejuvenescimento da face, mas não interrompe o processo natural do envelhecimento. O paciente submetido ao lifting manterá o “ganho”, ou seja, um aspecto mais jovem do que aparentava, caso não tivesse realizado a cirurgia.
Geralmente a cirurgia de pálpebra é bastante indicada para complementar esta cirurgia.
O lifting facial (ritidoplastia) trata de forma balanceada todos os tecidos profundos e pele, corrigindo forma, volume e posição, tendo como objetivo final o rejuvenescimento facial.
Indicação para cirurgia: flacidez facial, sulcos proeminentes e marcados, perda de contorno e forma facial, além de perda da autoestima, devido ao envelhecimento.
Anestesia: sedação com anestesia local ou anestesia geral.
Cuidados antes da cirurgia:
- Não tomar nenhum medicamento, como aspirina e derivados, ginko biloba ou anti-inflamatório, pelo menos 15 dias antes da cirurgia. Manter medicamentos de uso diário.
- Bebidas alcoólicas devem ser abolidas pelo menos 48 horas antes da cirurgia, principalmente vinhos.
- Providenciar exames pedidos pelo menos 20 dias antes da cirurgia.
- Informe seu médico sobre qualquer intercorrência local ou clínica antes da cirurgia, como espinha no local da face, estado gripal, mal estar, etc.
- Providenciar lenço de cabeça, óculos escuros e medicamentos solicitados antes da cirurgia.
- Levar exames pré-operatórios, medicamentos de uso diário e medicamentos solicitados pela equipe médica no dia da internação.
O paciente deverá chegar para internação no horário marcado. O jejum deverá ser a partir das 22h do dia anterior, sendo vetada a ingestão de dietas sólidas, pastosa e/ou líquidas. Nem água deve ser bebida. Dieta zero.
Recuperação pós-operatório:
Dor intensa e deformidade da face podem significar coleção de sangue de grande proporção. Portanto, para evitarmos esta complicação, solicitamos os cuidados abaixo relacionados:
- Dor discreta no local da cirurgia e dor de cabeça podem ocorrer.
- Não falar demasiadamente nos primeiro 4 dias. Ficar em lugares arejados.
- Evitar cumprimentos com beijos e toque facial.
- Evitar movimentos bruscos do pescoço por pelo menos 10 dias. Movimentar mais o ombro para olhar lateralmente ou para baixo.
- Lavar sempre as mãos antes de tocar na face, em qualquer área.
- Condicionador é permitido do meio para a ponta do cabelo.
- Evite dormir com cabelo molhado.
- Dormir de cabeça para cima pelo menos 15 dias depois da cirurgia.
- Evitar comida que requerem muito movimento da mandíbula por pelo menos 5 dias.
- Tomar os medicamentos receitados pelo médico.
- Qualquer aparecimento de espinhas ou vermelhidão deve ser informado imediatamente ao médico.
- Comparecer nas consultas marcadas pelo médico.
- Usar sempre roupa com abertura frontal até retirada total dos pontos.
- Não pode deitar de lado.
Procure um cirurgião plástica capacitado
Lembre-se de procurar um cirurgião plástico que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e que tenha experiência no método.
Caso você ainda tenha algumas dúvidas a serem esclarecidas, entre em contato conosco e agende uma consulta, estaremos à disposição para te ajudar com essa flacidez.
Você sabe o que são os fios de sustentação? Clique aqui para saber mais.
Um abraço,
Dr. Flávio Rezende