Hiperidrose no Rio de Janeiro

O que é?

É uma condição que provoca suor excessivo, na qual os pacientes podem transpirar muito até mesmo em repouso.

A sudorese é uma condição normal do nosso corpo e ajuda a manter a temperatura.

É normal suar quando se está calor, durante a prática de atividades físicas ou em certas situações específicas,

como momentos de raiva, nervosismo ou medo.

Porém, a sudorese excessiva ocorre mesmo sem a presença de qualquer desses fatores.

Isso porque as glândulas sudoríparas dos pacientes são hiperfuncionantes.

A hiperidrose pode decorrer de diferentes causas, como fatores emocionais, hereditários ou doenças.

Quais as Causas?

Suar ajuda a manter o corpo frio. Todas as pessoas suam, especialmente em dias em de temperaturas muito altas,

após exercícios físicos ou durante uma situação estressante,

que deixe a pessoa muito nervosa, com raiva, envergonhada ou com medo.

No entanto, o suor excessivo também pode ocorrer em outras situações.

Pessoas com hiperidrose parecem ter glândulas sudoríparas superativas.

O suor incontrolável pode levar à sensação de desconforto significativo, tanto físico como emocional.

Quando o suor em excesso afeta as mãos, pés e axilas, é chamado de hiperidrose primária ou focal.

A hiperidrose primária afeta de 2% a 3% da população.

Ainda assim, menos de 40% dos pacientes com essa condição busca auxílio médico.

Na maioria dos casos de hiperidrose primária, nenhuma causa é encontrada,

o que leva os médicos a acreditarem que trata-se de um problema hereditário.

Sobre os Tratamentos

É preciso determinar a causa da condição, diagnosticando alguma doença ou uso de medicação.

No caso de hiperidrose primária, existem alguns tratamentos disponíveis como os que seguem:

Antitranspirantes: sudorese excessiva pode ser controlada com fortes antitranspirantes.

Iontoforese: procedimento que usa eletricidade para “desligar” temporariamente a glândula do suor e

é mais eficaz para a transpiração das mãos e dos pés.

A terapia dura entre 10 e 20 minutos, e requer várias sessões. Os efeitos colaterais, embora raros,

incluem bolhas e rachaduras da pele.

Toxina botulínica tipo A: toxina botulínica purificada pode ser injetada na axila,

nas mãos ou nos pés para bloquear temporariamente a sudorese, sendo seu principal inconveniente a dor na aplicação.

Simpatectomia torácica endoscópica (STE): em casos graves, que não respondem aos tratamentos clínicos,

pode-se recomendar um procedimento cirúrgico executado por cirurgião tóraxico ou vascular.

Curetagem e liposucção: em alguns casos de hiperidrose axilar pode ser feita uma “raspagem”,

ou mesmo uma liposucção das glândulas sudoríparas e da gordura que está abaixo da pele da axila, aliviando, desta forma, a sudorese.

Hiperidrose no Rio de Janeiro