5 dicas indispensáveis, para quem quer fazer uma cirurgia plástica.

Antes de fazer a sua cirurgia plástica , Você precisa saber destas 5 Etapas

 

Esse é um tema muito importante, que merece atenção e cuidado; Cirurgia plástica, não é uma cirurgia simples e totalmente segura, logo, existem 5 etapas preventivas que de fato, que devem ser citadas para você, que pensa em fazer uma cirurgia plástica.

O Brasil hoje, vive como uns dos principais países em números de cirurgias plásticas; Mas por que uma procura tão grande por cirurgias plásticas, hoje no brasil?

Isso está diretamente relacionado à uma insatisfação, e perda de auto-estima por alguns motivos, seja pelo envelhecimento, ou pela mulher que engravidou e teve seus filhos que acabou passando por um processo de transformação corporal, o que é normal e natural;

Pacientes que atingiram o sobrepeso, ou uma obesidade e conseguiram emagrecer e que não estão satisfeito com o excesso de pele, e estética; E isso está diretamente  relacionado a sua auto-estima, a sua vaidade.

Todo processo que a gente passa, com a pressão social, a pressão da mídia e de embelezamento, nos leva a ver essas transformações, que inevitavelmente a gente está sujeito durante a nossa vida, por vários motivos;

E acabamos ficando insatisfeitos, perdendo um estímulo de se cuidar, porque essas mudanças nos tiram uma certa esperança, não vê a solução para os problemas..

Então acredito que a procura por cirurgia plástica está cada vez maior, porque são pessoas, pacientes que inevitavelmente, de forma natural estão insatisfeitos com algum motivo; pacientes que tem uma queda da mama, pelo envelhecimento ou pelo processo de amamentação, ou por aquele efeito sanfona;

São diversos os fatores, várias as queixas, que eu presencio diariamente no consultório, e isso está diretamente relacionado ao nosso bem estar, ao cuidado que a gente quer ter, com nós mesmos, para se sentir bem para ter um bom relacionamento com nosso parceiro, com os nossos amigos e família; E é nesse ponto que entra a cirurgia plástica.

A cirurgia plástica, é uma linda especialidade, porque quando bem executada, de forma correta; Nós, cirurgiões, conseguimos melhorar isso, e por diversas vezes, reverter essas queixas;

Por exemplo, melhorando o posicionamento de uma mama, dando um desenho mais belo e um contorno mais bonito, eliminando aquela flacidez abdominal, a famosa gordurinha indesejada, e, assim, é possível com a plástica, desde que, quando bem indicada, e  executada com maestria, a gente consiga atingir um resultado e ter um sucesso no pós operatório.

E o que é o que esse sucesso? É a satisfação do paciente; ou seja você vê o sorriso no rosto, dele estar feliz de ter atingido o seu resultado E para isso, que eu venho dizer, o que são as 5 etapas importantes que você tem que ter conhecimentos antes de operar. Eu pontuei elas aqui:

1.  Procurar o cirurgião plástico:

 

Essa primeira etapa é essencial e indispensável para você que quer fazer uma cirurgia plástica; Assim que encontrar um cirurgião plástico, buscar reconhecer se ele realmente é um membro da sociedade Brasileira de cirurgia plástica.

A sociedade Brasileira de cirurgia plástica, está continuamente, fazendo campanhas com o objetivo de esclarecer a população nesse sentido; Um cirurgião plástico que hoje é membro da sociedade, deve ter no mínimo 11 anos de formação;

Seguindo uma linha de 6 anos de faculdade de medicina, até o momento da sua graduação, junto à 2 anos de cirurgia geral que são obrigatórios, e mais 3 anos de cirurgia plástica; Completando dessa forma, 11 anos de formação extremamente necessária, sem contar com estágios, congresso, e fellows internacionais.

Após esses 11 anos, o cirurgião passa por uma avaliação, provas orais e escritas, elaboradas pela sociedade Brasileira de cirurgia plástica, para ter o crivo, comprovando dessa maneira, a capacidade e competência do cirurgião em executar uma cirurgia plástica; logo, esse é um grande diferencial que deve ser lembrado em primeiro lugar.

2. Indicação:

 

Existe uma conversa essencial que você tem com o seu cirurgião;Entender e explicar suas queixas para que desse modo, ele reconheça se essas queixas são reais, e se realmente você tem necessita de indicação cirúrgica, e qual seria a melhor indicação e a melhor cirurgia a qual você deve ser submetido

Um exemplo, seria uma mama caída, onde poderia ser indicado uma prótese, ou redução de mama, para resolução deste problema;

Nesta conversa, você deve deixar claro a sua queixa, demonstrar ao cirurgião se ela é real, e respeitar a indicação que ele irá fazer; Buscar entender, de forma esclarecida, sobre o que o você irá ser submetido, onde se localizaria a cicatriz, e qual cirurgia irá ser realizada, para que não seja pego desprevenido e não tenha resultados indesejados.

3. O pré-operatório:

 

Este é  um momento de extrema importância em que você conversa com o cirurgião, deixa claro alguns pontos sobre você, sobre sua saúde e condições; Falar se você tem alguma doença, se no momento está tomando algum remédio, ou se tem alguma alergia; Se por um acaso já fez alguma cirurgia que possa interferir de algum modo na cirurgia plástica a qual será submetido.

É a hora de esclarecer, conversar e entender, e passar o máximo de informações para o Médico, pois isso poderá ser fundamental para evitar complicações no processo da cirurgia.

Como por exemplo, um caso em que paciente sofra de hipertensão, e tenha dores no peito, o cirurgião tendo essa informação, pode direcionar o pré-operatório, voltado em uma complementação para o paciente, pedindo exames específicos, fora dos habituais, que seriam pedidos de rotina.

O pré-operatório é o momento de cuidado com a sua saúde, de saber se você está apto ou não, de se submeter a cirurgia, porque é um trauma cirúrgico, que vai em um período inicial influenciar o seu organismo; E ter certeza das suas condições para o procedimento, é de fato, de total relevância.

4. A equipe e o hospital:

 

Quem está exercendo o procedimento sobre você, não é somente o cirurgião, é toda a equipe desse cirurgião plástico; Então hoje, o que devemos ter noção, é que no mínimo a equipe do cirurgião deve ter pessoas capacitadas e formadas para o procedimento;

Um anestesista que tenha uma boa formação, e saiba executar a anestesia para aquela cirurgia, de acordo com cada paciente e local a ser aplicado , ter noção do que pode ou não acontecer, e qual seria a forma de prevenir;

Um auxiliar médico, que seja voltado para uma orientação da sociedade brasileira de cirurgia plástica, sendo um outro cirurgião plástico, e deste modo, ter duas pessoas capacitadas, pensando juntas em como executar aquele procedimento;

O auxiliar médico do cirurgião, deve dar a devida tranquilidade no momento de realizar a cirurgia, ajudar no decorrer do processo de modo programado e organizado, seguindo a indicação com o foco em evitar qualquer problema que apareça no processo estabelecido.

Temos também a instrumentadora, que é a pessoa que gerencia os materiais e está diretamente relacionada ao processo de esterilização do material, e de montagem da mesa; Ela está de frente para toda a equipe, faz a função de nossos olhos em termos de apontar algum risco de infecção, e de fugir do campo estéril, sobre o paciente.

E o que o hospital deve garantir? Ele tem a função de garantir a CTI (Centro de Terapia Intensiva), no caso de alguma ocorrência com urgência; É uma cirurgia, logo, é passível de ocorrer alguma complicação.

Mesmo através de todas essas etapas anteriores para evitar um problema, pode vir a ocorrer algum tipo de ocorrência, nem tudo pode-se evitar, porém, se você está em um ambiente preparado, aquele tempo que a equipe médica perderia em um local não compatível com a cirurgia, estaria mais segura em realizar o procedimento, pois teria um ambiente com total suporte.

Um local em que o cirurgião consegue solicitar a ajuda de um cardiologista, ou um intensivista, ele teria uma grande ajuda dentro do ambiente capacitado.

A questão do CTI, que é extremamente importante. Uma unidade de terapia intensiva que conseguiria te socorrer de maneira imediata, sem perder tempo; Um CTI no ambiente, é fundamental e muitas vezes, salva vidas.

Então é muito importante saber qual hospital que você vai operar, qual estrutura que ele oferece, se ele comporta a cirurgia que você vai realizar; Mas mesmo, com esse suporte, devemos seguir as etapas, para uma prevenção mais efetiva.

5. Pós-Operatório:

 

Este é um ponto tão importante quanto a cirurgia, deve ficar claro a todos pacientes, os cuidados que se deve tomar no pós-operatório;

Como por exemplo, uma cicatriz; O cirurgião orientou, que não se deve realizar movimentos com o braço, ou então ele te orientará no modo em que você pode se movimentar nos primeiros meses.

Caso você faça de modo contraindicado e não siga as orientações do cirurgião, essa atitude levaria inevitavelmente a sofrer tipo algum dano, com o  risco de abertura dos pontos e uma possível infecção, que também formaria muito provavelmente uma cicatriz na estética que é indesejada.

O foco da cirurgia plástica é atingir uma boa estética como resultado, e que a cicatriz, fique bem posicionada e quase imperceptível;

Mas para isso, é fundamental um pós operatório, seguindo as orientações nutricionais e todas as medicações a qual será realizada no decorrer, principalmente da primeira semana. Medicações que evitem e diminuem o risco de uma trombose, hidratação, e cuidados com curativos, acompanhando também os cuidados de fisioterapia da equipe pós cirúrgica, ajudando na recuperação.

Siga estas 5 etapas, e evite erros e complicações desnecessárias:

 

A cirurgia plástica, é uma cirurgia, como todas as outras, e sabendo disso, nós temos que seguir, obrigatoriamente essas etapas para evitar qualquer complicação e minimizar o máximo essas complicações;

E se caso tenha, que seja a mais simples possível, de uma solução simples e prática nas próprias consultas médicas;

Então essas são as 5 etapas necessárias que você deve se lembrar, porque são de extrema importância, especialmente para quem pensa em fazer uma cirurgia plástica, e não sabia por onde buscar informação.

Espero que tenha esclarecido melhor o procedimento e que você busque seguir essas 5 etapas.

Caso tenha qualquer dúvida, esclareça com um cirurgião plástico, ou nos procure através do nosso site.

 

Postado em BlogTags , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,