Mamoplastia redutora: a cirurgia para a redução mamária.

Diminua as suas mamas com a redução mamária.

Dando sequência à série sobre as mamas, sendo que o tema anterior foi sobre as próteses mamárias, hoje vamos falar sobre a redução mamária.

A mama é um órgão erógeno, muito importante para mulher, tanto por questões psicológicas quanto por questões maternas, por conta da amamentação.

É muito comum a queixa sobre as diferentes alterações da mama, como por exemplo: mamas com pouco volume ou pouco contorno, mamas caídas (ptose mamária). Outra queixa muito comum é sobre o tamanho exagerado da mama.

A mamoplastia redutora é importante quando abordada em cima de uma queixa tão frequente como as mamas grandes, que podem acarretar em dores no ombro e até lombalgia e dorsalgia, pela postura que a mulher tem que adotar por conta do peso e pelo pêndulo que existe.

Além das dores existe a insatisfação com o formato e a dificuldade de achar um sutiã ou até mesmo uma roupa que consiga se adequar sem problemas à mama volumosa. Essa queixa tem se tornado cada vez mais comum e se refere principalmente ao exagero e peso da mama.

Eu explico em cada consulta que o aumento da mama tem caraterísticas genéticas e um desenvolvimento exagerado durante a puberdade, mas também pode estar relacionado à obesidade. A mama tem glândulas e gordura e quando uma mulher engorda, consequentemente a mama aumenta, quando a mulher emagrece a mama diminui.

Em cima desse problema a principal reclamação que eu observo está relacionada à dificuldade com a higiene, por conta da formação de dermatites na região, tornando o tratamento mais complicado por conta da pele irritada e das dores mais frequentes.

Há questões estéticas relacionadas ao uso de roupas, sensação de estar acima do peso e, às vezes, uma mama muito volumosa com um tronco e um corpo que não condizem com essa mama, dando a sensação de estar acima do peso.

O que, na verdade, não é uma realidade, é apenas um aumento da região da mama e para isso existe a mamoplastia redutora, que é uma cirurgia já realizada há muito tempo e sobre a qual temos resultados muito satisfatórios e eficientes.

Qual o objetivo principal da mamoplastia redutora?

O principal objetivo é reduzir o volume, restaurar o contorno e a posição da mama. A maioria das vezes, quando a mama está muito volumosa, ela também sofre a ptose, que é uma queda por conta do seu peso excessivo. Além do volume, podemos associar a perda do desenho da mama.

A mamoplastia redutora é uma cirurgia que gera aquela cicatriz em T ou em L, são duas possibilidades para a gente tirar o excesso de pele e elevar mama, mas principalmente tirar o excesso de glândula e gordura, que é o que confere um maior volume para essa mama.

Tratando a pele, a glândula e a gordura, ou seja, todos os planos da mama, nós conseguimos reduzir e posicionar a mama garantindo um desenho harmonioso e mais agradável para a mulher conseguir utilizar um biquíni ou qualquer roupa e se sentir com a autoestima elevada.

Quando a gente fala de autoestima, eu ouço falar até de pacientes que chegam a ter vergonha de se exporem ao seus parceiros, pelo constrangimento que sentem por conta desse aumento exagerado da mama.

A mamoplastia redutora é uma cirurgia que podemos realizar com toda segurança em cerca de duas horas e meia a três horas. Nós orientamos o paciente sobre a cicatriz, que é um dos maiores temores da cirurgia.

Esse procedimento é uma troca, você está trocando uma mama sem contorno, caída, volumosa, que está causando dor nas costas, nos ombros, dificuldade na hora de vestir uma roupa e vergonha de expor o corpo por uma mama bonita e bem desenhada, mas com uma cicatriz. Então nós temos que ver isso mais como uma troca do que como um procedimento mágico. E nós tomamos todos os cuidados para você ficar com essa cicatriz bem fina e o menos aparente possível.

O pós-operatório é muito importante e seguir as orientações ainda mais. Eu gosto de explicar que, na minha rotina como cirurgião, eu peço para que a paciente fique 30 dias ou um pouco mais sem movimentar muito os braços, exatamente para que essa cicatriz não sofra muita tensão e fique fina e estética, deixando uma cicatriz satisfatória e evitando qualquer tipo de complicação em relação aos pontos.

É uma cirurgia que nós conseguimos realizar de uma forma bem rápida e segura, com técnicas bem determinadas e avançadas, para resultados bons e satisfatórios. E o principal: melhorar o conforto, qualidade de vida e estética da mama, aumentando sua autoestima em todos os sentidos.

Espero ter ajudado com essa dica sobre a mamoplastia redutora e sua capacidade de diminuir o aumento exagerado da mama. Agende sua consulta e nós iremos avaliar o seu caso, buscando sempre o seu conforto e estética corporal.

Um grande abraço!

Dr. Flávio Rezende.

Postado em BlogTags , , , , , , ,